ARTIGO CONJUR – MEDIAÇÕES POR VIDEOCONFERÊNCIA

26/05/2020 | Mediação

Compartilho artigo meu publicado no ConJur para reflexões, disponível em https://www.conjur.com.br/2020-mai-24/fernando-hoffmannmediacoes-videoconferencia.

Intitulado “Como se Preparar para Conduzir Mediações Por Videoconferência”, o texto parte da abordagem de noções sobre ODR (“Online Dispute Resolution”) para apontar as vantagens da mediação por videoconferência, dentre as quais: superação das barreiras físicas/geográficas, ampliação e facilitação do acesso à justiça, adequação do formato aos interesses das partes, simplificação do processo de mediação, maior rapidez e diminuição de custos financeiros, dentre outras.

Na sequência, o foco passa a ser os desafios à mediação por videoconferência. Dentre eles: as dificuldades de o mediador desenvolver estratégias, desenvolver a empatia, credibilidade, confiança e rapport, identificar e lidar com fortes emoções e maus sentimentos, as limitações da comunicação, do poder de persuasão do mediador e das partes e do uso de ferramentas de mediação comprovadamente úteis pelo mediador, a menor resistência das partes à adoção de comportamentos difíceis e de estilos adversariais e posicionais de negociação, etc.

Ao final, lanço dez dicas para planejar e conduzir uma mediação por videoconferência:

  1. ESCOLHA UMA PLATAFORMA ADEQUADA E CONFIÁVEL PARA A COMUNICAÇÃO
  2. SEMPRE TESTE A PLATAFORMA E OS USUÁRIOS ANTES DO INÍCIO DA MEDIAÇÃO
  3. DESTINE MAIS TEMPO PARA O PLANEJAMENTO DA MEDIAÇÃO
  4. CAPRICHE NA ABERTURA
  5. LEMBRE-SE DA DIFERENÇA ENTRE VIDEOCONFERÊNCIA OU TELECONFERÊNCIA
  6. ESTABELEÇA O PERÍODO DE DURAÇÃO DA MEDIAÇÃO
  7. IDENTIFIQUE E INTEGRE TODOS OS ENVOLVIDOS
  8. DEFINA PREVIAMENTE A PAUTA COM OS PARTICIPANTES
  9. VIABILIZE A EFETIVA COMUNICAÇÃO
  10. CUIDE COM A NEUTRALIDADE, A IMPARCIALIDADE, A CONFIDENCIALIDADE E A PRIVACIDADE

Em tempos de adoção de inúmeras medidas de combate aos efeitos da pandemia do Novo Coronavírus, o uso adequado da mediação por videoconferência apresenta-se como o meio mais efetivo de promover o acesso à justiça formal (Poder Judiciário) e informal (iniciativa privada).

Contudo, a videoconferência é mais do que uma ferramenta satisfatória para a mediação na atualidade: é uma necessidade. Tanto melhor se for utilizada por profissionais competentes e por partes que queiram efetivamente resolver os seus conflitos.

Webinar com Peter Robinson

Webinar com Peter Robinson

WEBINAR DISPONÍVEL PARA ACESSO Neste webinar, conversamos com Peter Robinson, professor da Pepperdine University e ex-diretor executivo do Straus Institute for Dispute Resolution. Professor Peter contribuiu decisivamente para que o Straus Institute alcançasse a...