CIVILIDADE: A ARMA PARA COMBATER A HOSTILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

1/10/2019 | Civilidade

Em tempos de radicalismo político, patrulhamento ideológico, isolamento tecnológico e intolerância à crítica, o tema “civilidade” volta a pontuar estudos, pesquisas e notícias. Incivilidade, rudeza, grosseria e hostilidade são algumas palavras para definir a epidemia que vem se alastrando pela sociedade e pelas organizações. 

Ao tempo em que a modernidade aparenta trazer ganhos de conhecimento e desenvolvimento fundados na tecnologia, não menos certo é que valores sociais – como o respeito e a consideração – parecem ficar em um segundo plano.

O ambiente de trabalho é solo fértil para a hostilidade. Chefes e subordinados, poder e subordinação, qualidade do trabalho e metas e emprego e desemprego são apenas alguns dos pontos em oposição que requerem atenção das organizações quanto ao uso da civilidade para o atingimento de seus objetivos. 

Em 2013, um artigo assinado por Cristiane Porath e Christine Pearson revelou que 98% de milhares de trabalhadores norte-americanos pesquisados por 14 anos reportaram alguma experiência de incivilidade no ambiente de trabalho.

Aproximadamente 50% dos pesquisados afirmaram que em 2011 foram tratados rudemente ao menos uma vez por semana, cerca de 25% a mais do que em 1998.

Como cada vez mais fica difícil separar a vida pessoal da carreira profissional, os atos de incivilidade no local de trabalho acabam prejudicando a pessoa e o profissional.

Não só a saúde e a performance do profissional são afetadas, como também a sua vida pessoal e o seu relacionamento familiar, em um círculo vicioso que não demorará a se repetir.

EFEITOS DA INCIVILIDADE

Contudo, talvez o dado mais interessante é o de que a incivilidade traz prejuízos à própria organização que a incentiva e tolera ou não percebe que seus líderes dela usam e abusam para atingir metas de curto prazo. Ocorre que no longo prazo os efeitos não tardam em aparecer. 

Alguns dos principais efeitos da incivilidade são:

  1. queda da qualidade e da quantidade de trabalho executado por seus profissionais;
  2. altas taxas de adoecimento dos profissionais;
  3. perda de tempo dos profissionais com preocupações relacionadas aos atos hostis ou fugas dos seus perpetradores;
  4. aumento do turnover (rotatividade da mão-de-obra);
  5. baixa retenção de talentos;
  6. diminuição da taxa da lucratividade das organizações;
  7. aumento de gastos com processos judiciais;
  8. diminuição do engajamento e da motivação dos profissionais;
  9. prejuízo da colaboração entre colegas, gestores e setores;
  10. piora do relacionamento com clientes e fornecedores.

Pouco importará se a organização não “quer” ou simplesmente não “consegue” perceber a incivilidade. Os custos financeiros, emocionais e relacionais serão os mesmos causados por organizações movidas a incivilidade. 

CUSTOS PARA OS PROFISSIONAIS

No estudo acima citado, os autores mencionam os resultados de outra pesquisa feita com 800 gestores e trabalhadores de 17 indústrias. Dentre aqueles profissionais que experimentaram atos hostis no local de trabalho:

  • 12% afirmaram que deixaram seus empregos por causa do tratamento hostil;
  • 25% admitiram que descontaram a frustração nos clientes das organizações;
  • 38% diminuíram intencionalmente a qualidade de seu trabalho;
  • 47% diminuíram intencionalmente o tempo gasto no trabalho;
  • 48% diminuíram intencionalmente os esforços no trabalho;
  • 63% perderam tempo evitando o ofensor;
  • 66% afirmaram que a performance no trabalho piorou;
  • 78% afirmaram que o comprometimento com a organização piorou
  • 80% perderam tempo se preocupando com o ato hostil.

A percepção do fenômeno da civilidade passa a ser, portanto, uma eficiente arma no combate à hostilidade no ambiente de trabalho.

INCIVILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

INCIVILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

Muitos dos comportamentos contrários a civilidade e mencionados em nosso artigo anterior ocorrem no ambiente de trabalho. Há diversos estudos e pesquisas sobre o assunto e, recentemente, as organizações abriram os olhos para a necessidade cada vez mais premente de...

O QUE É INCIVILIDADE?

O QUE É INCIVILIDADE?

Incivilidade é qualquer atitude que ameace relacionamentos positivos e produtivos com outras pessoas. Você usa o e-mail quando o contato pessoal é necessário? Assume a maior ou toda a parcela do crédito pelo trabalho, mesmo quando ele é executado em equipe? Chega...

UM “CÓDIGO” PARA TRATAR DE CIVILIDADE?

UM “CÓDIGO” PARA TRATAR DE CIVILIDADE?

Há tempos que as organizações sofrem dificuldades para lidar com comportamentos grosseiros e ofensivos no ambiente de trabalho. Algumas empresas adotam políticas internas claras para combater a incivilidade, enquanto outras empregam modelos de conduta para incentivar...

O QUE É CIVILIDADE?

O QUE É CIVILIDADE?

Em termos gerais, civilidade significa respeitar a dignidade do próximo nos relacionamentos interpessoais. De acordo com P. M. Forni, um dos maiores estudiosos sobre o assunto, civilidade “não é simplesmente uma questão de bons modos, mas um componente importante para...