O QUE É CIVILIDADE?

7/10/2019 | Civilidade

Em termos gerais, civilidade significa respeitar a dignidade do próximo nos relacionamentos interpessoais. De acordo com P. M. Forni, um dos maiores estudiosos sobre o assunto, civilidade “não é simplesmente uma questão de bons modos, mas um componente importante para o sucesso profissional”. 

Por civilidade as pessoas podem esperar respeito, tolerância, cortesia, consideração e abordagem racional de conflitos. Há uma expectativa que todos sigam as normas sociais que lhes permitam relacionar-se de forma produtiva e positiva. 

CIVILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

Reuniões que começam atrasadas e se prolongam indefinidamente, comentários sobre crenças religiosas ou preferências políticas, linguagem chula e desrespeito pelo espaço pessoal e pela propriedade dos colegas são alguns dos exemplos mais comuns de incivilidade. 

É de se esperar que líderes e liderados se comportem com o mínimo de respeito, educação e suporte no ambiente de trabalho. A civilidade pressupõe tratamento cortês, positivo e encorajador no local de trabalho, o que não afasta as regras de hierarquia e de poder dentro da organização. 

Entretanto, firmeza não é rudeza, e civilidade não é fraqueza. A organização deve tornar claro que a civilidade não é um fim em si mesmo, mas um meio formado por um conjunto de comportamentos positivos. Caso contrário, a mensagem da civilidade será deturpada por gestores e trabalhadores.

Mas como exercer e desenvolver uma cultura de civilidade no ambiente de trabalho? Seguem alguns exemplos:

  1. respeito à dignidade de todos;
  2. respeito à diversidade em todas as suas manifestações;
  3. utilização de linguagem clara e respeitosa;
  4. incentivo à facilitação da comunicação entre colegas, gestores e setores;
  5. realização de treinamentos sobre civilidade;
  6. promoção dos gestores com base no exercício da civilidade;
  7. capacitação dos profissionais em técnicas típicas de comunicação e mediação como escuta ativa e atenção plena.

Aliás, cada vez mais os gestores e mesmo os subordinados diretos passam a atuar como verdadeiros mediadores no ambiente de trabalho. Em 2005, um artigo da revista Time apontou que executivos das 1000 maiores empresas norte-americanas gastavam cerca de 13% de seus expedientes na mediação de conflitos entre trabalhadores. 

Assim, a civilidade se torna uma arma para prevenir conflitos, aprimorar relacionamentos e resolver adequadamente disputas. Mas não adianta impor e cobrar civilidade da base da pirâmide hierárquica; líderes e gestores devem dar o exemplo. 

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