Fundador da CNV, Marshall Rosenberg foi um psicólogo norte americano conhecido por implementar uma cultura de paz, seja no âmbito pessoal seja em áreas de grande tensão. Criando conexões de compaixão, resolveu conflitos através de diálogos pacíficos.
Nasceu em 6 de outubro de 1934, em Canton, Ohio e faleceu em 7 de fevereiro de 2015, em casa, aos 80 anos de idade, deixando um presente, a Comunicação Não Violenta.
Graduou-se em psicologia, com PhD in Clinical Psychology, em 1961, na University of Wisconsin-Madison. Dedicou-se à área de psicologia clínica e também social, mas com o passar do tempo tornou-se cada vez mais inquieto com os métodos tradicionais de intervenção. Tinha grande interesse pela questão da resolução de conflitos.
Desde cedo, Marshall se questionou sobre por que algumas pessoas se tratam com crueldade e violência, enquanto outras permanecem sintonizadas com sua natureza compassiva mesmo nas piores circunstâncias.
Marshall notou que a comunicação desempenha um papel crucial, com o falar e o ouvir, nos ligando a nós mesmos e aos outros.
A partir da mesma concepção de Gandhi sobre não violência, o autor refere-se ao estado compassivo natural, quando a violência se afasta do coração.
A CNV vem para lembrar as pessoas de se relacionarem uma com as outras e consigo mesmas, de maneira a continuarem humanas.
“CNV é mais que processo ou linguagem. Num nível mais profundo, ela é um lembrete permanente para mantermos nossa atenção concentrada lá onde é mais provável acharmos o que procuramos.”
No início de 1960, Marshall Rosenberg fundou o Centro de Comunicação Não-Violenta (http://www.cnvc.org), com o objetivo de divulgar a CNV ao redor do mundo, ensinando pessoas de todas as idades, gêneros, etnias e bagagem cultural e socioeconômica, uma alternativa de resolução de conflitos mais eficiente.
A CNV oferece uma estrutura de reconexão com as necessidades próprias e dos outros, proporcionando o desenvolvimento de habilidades sociais importantes para o diálogo e para a paz, nos momentos mais difíceis, desde as situações familiares até os grandes conflitos diplomáticos.
O Centro para Comunicação Não Violenta – Center for Nonviolent Communication (CNVC) – localiza-se em Albuquerque, New Mexico, e sua criação foi baseada em experiências com ensino de mediação e técnicas de comunicação que Marshall utilizou enquanto trabalhava com ativistas de direitos civis ao redor do mundo.
Através do Centro, Marshall pode divulgar seu conhecimento pelos EUA e para mais de 60 países ao redor do mundo, atuando em áreas devastadas pela guerra e em países economicamente desfavorecidos e oferecendo treinamento em Comunicação Não-Violenta para promover a reconciliação e a solução pacífica das diferenças.